10% de desconto na sua primeira compra. Código WELCOME

GARANTIA LEGAL DO VENDEDOR

A garantia legal de conformidade está prevista no Código do Consumidor (Artigo 198 e seguintes) e protege o consumidor em caso de compra de produtos defeituosos, que não funcionem ou não correspondam à utilização declarada pelo vendedor ou a que os bens se destinam em geral. O vendedor é obrigado a entregar ao consumidor os bens de consumo em conformidade com o contrato de venda. Presume-se que os bens de consumo estão em conformidade com o contrato quando:

(a) são adequados para a utilização habitual de bens do mesmo tipo;

(b) Estão em conformidade com a descrição dada pelo vendedor e possuem as qualidades dos bens que o vendedor apresentou ao consumidor como amostra ou modelo

(c) Ter a qualidade e o desempenho normais de bens do mesmo tipo que o consumidor possa razoavelmente esperar, tendo em conta a natureza dos bens e, se for caso disso, declarações públicas sobre as características específicas dos bens feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu agente ou representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem

(d) Também são adequados ao fim específico pretendido pelo consumidor e que o consumidor deu a conhecer ao vendedor no momento da celebração do contrato e que o vendedor aceitou, mesmo implicitamente.

 

Contra quem pode ser aplicado

O consumidor pode fazer valer os seus direitos sob a garantia legal de conformidade contra o vendedor da mercadoria, mesmo que seja diferente do produtor.

 

Conteúdo

Em caso de falta de conformidade, o consumidor tem direito, à sua escolha, a que o vendedor repare ou substitua os bens defeituosos, dentro de um prazo razoável e gratuitamente, a menos que a reparação solicitada seja impossível ou exageradamente dispendiosa. O consumidor pode solicitar, à sua escolha, uma redução adequada do preço ou a rescisão do contrato quando ocorrer uma das seguintes situações

(a) A reparação ou substituição é impossível ou proibitivamente dispendiosa;

(b) O vendedor não reparou ou não substituiu a mercadoria dentro de um prazo razoável;

(c) A substituição ou reparação tenha causado inconvenientes significativos ao consumidor.

 

Duração

A garantia legal tem a duração de dois anos a partir da entrega da mercadoria e deve ser reclamada pelo consumidor no prazo de dois meses a partir da detecção do defeito: a prova de compra deve, portanto, ser sempre conservada (recibo de imposto ou factura, cuja fotocópia deve ser feita imediatamente). Presume-se que os defeitos de conformidade que se manifestem no prazo de seis meses após a entrega da mercadoria tenham existido nessa data.

As cláusulas incluídas por profissionais em contratos ou termos e condições gerais com consumidores que limitam a duração da garantia legal ou a excluem são presumivelmente vexatórias e podem, por conseguinte, constituir cláusulas inválidas nos termos dos artigos 33(2)(b) e 36 do Código do Consumidor.

 

Diferença entre garantias legais e contratuais

As garantias convencionais, gratuitas ou mediante pagamento, oferecidas pelo fabricante ou retalhista, não substituem ou limitam a garantia legal de conformidade, relativamente à qual podem, pelo contrário, ter um âmbito e/ou duração diferentes. Quem oferece garantias convencionais deve sempre especificar que estas são diferentes e além da garantia legal de conformidade que protege os consumidores.