A História de Yale

A Yale é uma das mais antigas marcas internacionais e provavelmente o nome mais conhecido na indústria de ferragens de segurança. A história Yale abrange inovações importantes que marcaram a evolução não apenas da Yale, mas de toda a indústria.

Origens

A Yale tem as suas raízes nos Estados Unidos da América. A família Yale decidiu emigrar para o Novo Mundo a partir de North Wales. Algumas gerações mais tarde, cerca de 1840, Linus Yale, começou a desenhar e fabricar uma série de fechaduras inovadora, de alta segurança em sua loja de ferragens Yale em Newport, Nova Iorque. Especializou-se em dispendiosas fechaduras bancárias feitas à mão.

Pioneiros em Inovação

O filho de Linus Yale juntou-se ao seu pai no negócio em 1850 e aperfeiçoou o patenteado sistema de bloqueio de pinos do cilindro de seu pai, tornando-se um perito em sistemas de bloqueio no seu tempo. Em 1862, Yale Jr. introduziu o Monitor de Bloqueio Bancário, marcando a transição de fechaduras de banco de fechaduras de chave, para fechaduras de disco ou combinação. Os princípios, incorporados na sua fechadura Monitor, são agora um padrão em fechaduras de combinação nos EUA.

Yale Jr.

Yale Jr. também testou uma fechadura baseada num mecanismo empregado pela primeira vez pelos antigos egípcios mais de 4.000 anos atrás. Garantidas as patentes em 1861 e 1865, Yale, finalmente, conseguiu criar a sua invenção mais importante - o cilindro Yale. Linus Yale Jr. transformou a indústria de bloqueio para sempre com suas muitas invenções inovadoras.

Expansão mundial

Baseando-se em patentes Yale, Yale do nome esterlina e pura ingenuidade, Yale Jr. e seu colega Henry Towne fundaram a empresa Yale & Towne em 1868, empregando 35 pessoas na altura.
A empresa cresceu e ampliou a sua abrangência com cadeias de guindastes operados manualmente, plataformas de camiões movidas a bateria e uma linha de cadeados em 1879. Yale & Towne compra empresa Norton, molas de porta e a H. e T. Vaughan Ltd.
No início do século 20, a empresa expandiu em todo o mundo e empregou mais de 12.000  pessoas. Ao longo do século 20, compras, aquisições e joint ventures tornaram a Yale conhecida em todo o mundo.
Em agosto de 2000 a Yale foi comprada pelo Grupo ASSA ABLOY  e desde então tem sido uma parte importante do líder global em soluções de abertura da porta.